segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nossa genealogia

  • No final da dinastia Ming, o imperador permitiu que o abade Chiu Jin ensinasse kung fu Shaolin para os leigos. Essa abertura revolucionou a história do ensino do kung fu tradicional e trouxe grandes mestres.

  • Kan Fong Hsi foi o primeiro aluno a se formar do abade. Seu aluno, Man Pon Choy ensinou Yin Ta Kung, que se estabeleceu no negócio de escolta de caravanas e transmitiu sua arte para o filho Yin San Son, que por sua vez ensinou a seu filho Yin Kai Yun.

  • Yin Kai Yun ensinou o Shaolin do Norte para Ku Yu Cheung, filho de seu amigo Ku Lei Chi.

  • Após Yang Sheung Mo enfrentar Ku Yu Cheung , Yang Sheung Mo decide abandonar seu estilo de kung fu e passa a treinar o Shaolin do Norte, e acaba por se tornar o herdeiro das técnicas de Ku Yu Cheung.

  • Em 1949, mudou-se para Hong Kong por causa da República Popular da China, hospedando-se na casa de Chan Kowk Wai.

  • Em 1960, Mestre Chan foi para Brasil, e em 1973 fundou a Academia Sino Brasileira.

  • Mestre Lee Chung Deh começou seu treino de kung-fu no Centro Cultural Chinês com o Grão-Mestre Chan Kowk Wai; sendo um dos seus primeiros alunos. Formado em 1975, começou a ensinar em Porto Alegre, sendo o introdutor da arte no sul do país. Em 1976 deu aula em Florianópolis e, logo após, se mudou para Curitiba.

  • Mestre Jorge Jung começou a praticar a arte do Kung Fu Shaolin do Norte aos 17 anos de idade, em maio de 1975 com o Mestre Lee Chung Deh. Logo após ter concluído o estilo, sendo o primeiro aluno formado pelo Mestre Lee, passou a aprender mais com o Grão-Mestre Chan Kowk Wai, em São Paulo, na Academia Sino-Brasileira, não deixando também de treinar e aprender com o seu primeiro mestre.

  • O professor Milton Fonseca ,que conta hoje com quase 30 anos de kung fu , foi um dos primeiros alunos de Jorge Jung a se formar, ministrando hoje aulas em Porto Alegre e Novo Hamburgo.

  • Rafael Beltrame foi seu primeiro aluno formado como professor.


RESUMINDO

Chiu Jin
Kan Fon Hsi
Man Pon Choy
Yin Ta Kung
Yin San Son
Yin Kai Yun
Ku Yu Cheung
Yang Sheung Mo
Chan Kowk Wai
Lee Chung Deh
Jorge Jung
Milton Fonseca
Rafael Beltrame

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Jing Wu

Durante o período da invasões de estrangeiros à China, muitos mestres foram assassinados, legados foram perdidos e tesouros foram roubados. Os chineses eram conhecidos por alguns destes estrangeiros como “os Homens Doentes da Ásia”.


Em 1908, mestre Huo Yuan Jia (1867-1909) organizou em Shangai a escola Jin Wu (espírito ou essência marcial), com a intenção de impedir estas atrocidades, permitindo a todos os chineses a oportunidade de aprender kung fu e fortalecerem-se a fim de defender o país.


Após seu falecimento em 1909, a escola ficou aos cuidados de seu irmão mais novo Huo Yuan Sing e de seu filho Huo Tong Ker, e mais tarde, muitos mestres foram convidados a ensinar na Jin Wu. Em 1920, representantes foram enviados a diversas partes da Ásia, abrindo escolas e promovendo eventos.


A Academia Sino Brasileira de Kung fu tem em seu currículo básico duas das dez formas ensinadas na Jin Wu: Shi Er Lu Tan Tui, e Gong Li Quan.




-Curiosidades-

Os filmes “A Fúria do Dragão” ( Fist of Fury -1972), com Bruce Lee, “A Nova Fúria do Dragão” (New Fists of Fury-1976), com Jackie Chan e“Lutar ou Morrer” (Fist of Legend -1994), com Jet Li, são inspirados na Jin Wu, contando a história de Chen Zhen ao investigar a morte de seu mestre, desconfiando de uma academia rival japonesa.

Um pouco mais atual, o filme “O Mestre das Armas” (Fearless- 2006) com Jet Li é baseado na vida do criador da Jin Wu, Huo Yuan Jia, e conta os fatos que teriam levado este mestre a criar a escola.

(Agradecimentos a Kao Chian Tou, André Mattos, e http://www.chinwoo.com/history.htm)

domingo, 21 de setembro de 2008

O estilo Shaolin do Norte

O termo “Shaolin do Norte” pode se referir tanto ao conjunto de estilos externos de Wushu (Kung fu) oriundos do norte da China, num sentido mais amplo, como ao estilo que praticamos graças ao Grão Mestre Gu Ru Zhang (ou Ku Yu Cheung) (1894-1952).




Gu Ru Zhang nasceu na província de Jiangsu, ao norte da China, e começou seus estudos nas artes marciais quando ainda era criança. Seu pai Ku Lei Chi foi seu primeiro professor, ensinado-o os estilos Tantui e Zhaquan. Anos depois, Gu Ru Zhang aprendeu o estilo Shaolin do Norte de seu tio Yan Ji Wen, que também lhe ensinou uma das técnicas que o tornaria muito famoso em toda China: a Palma de Ferro.





Mais tarde, Gu Ru Zhang enfrentaria Yang Sheung Mo, conhecido também como “Cabeça de Ferro”, e este se tornaria o herdeiro de Gu Ru Zhang no estilo Shaolin do Norte. Yang Sheung Mo teve muitos alunos, mas um dos primeiros e mais importantes foi Chan Kowk Wai, que através de muito treino e dedicação, aprendeu por completo o estilo e se tornou seu sucessor.



Em 1960, Chan Kwok Wai trouxe o estilo Shaolin do Norte para o Brasil e em 1973 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu, que hoje tem filiais no Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Chile e outros.



O estilo Shaolin do Norte apresenta uma diversidade de técnicas de deslocamento e ataques a longa e curta distância, com movimentos rápidos, contínuos e fortes. Além das técnicas básicas de golpes, posturas e deslocamento, o Shaolin do Norte possui 10 rotinas (katis) principais em seu núcleo, além de técnicas com as armas tradicionais chinesas (bastão, espada, lança,...). Estas 10 rotinas são ensinadas em ordem de dificuldade crescente, e não correspondem a ordem original em que foram desenvolvidas.

sábado, 20 de setembro de 2008

Quem é Wu Song?

Wu Song é um dos heróis do romance Shuihu Zhuan (Water Margin ou Outlaws of the Marsh,), considerado uma das quatro grandes obras clássicas da literatura chinesa. Escrito no séc. XIV, o romance conta a história de 108 heróis que foram acusados de crimes que não cometeram. A história é recontada até hoje através de novelas, livros, revistas e video games.
Homem de grande força e habilidade, Wu Song também tinha um grande senso de justiça e lealdade, ajudando seus amigos em diversos momentos da história.


Wu Song Da Hu (Wu Song Mata o Tigre)


Este é um trecho muito famoso do livro, que conta como Wu Song mata um feroz tigre devorador de homens.

Em seu caminho para casa, Wu Song estava passando pelo Monte Jingyang quando foi atacado por um tigre muito feroz, conhecido por ter matado muitos homens. Sem seu bastão, Wu Song desviou rapidamente do ataque, agarrou o tigre pelo pescoço e com a outra mão deu-lhe um soco no topo da cabeça, matando-o.
Tal movimento esta representado em diversas posições nas formas de kung fu, sendo uma das mais conhecidas a posição em ma bu (base do cavaleiro/cavalo) com um braço erguido acima da cabeça e o outro com o punho em direção ao joelho.


Na China, o tigre tem um papel semelhante ao do leão, sendo uma espécie de "rei dos animais" por causa de sua coragem, vigor e força.
Wu Song Da Hu não é apenas sobre superação física (agilidade, força, precisão, eficiência de movimentos), mas também mental (ver através da dificuldade e não deixá-la tomar conta) e espiritual (crescimento pessoal através da adversidade).