domingo, 21 de setembro de 2008

O estilo Shaolin do Norte

O termo “Shaolin do Norte” pode se referir tanto ao conjunto de estilos externos de Wushu (Kung fu) oriundos do norte da China, num sentido mais amplo, como ao estilo que praticamos graças ao Grão Mestre Gu Ru Zhang (ou Ku Yu Cheung) (1894-1952).




Gu Ru Zhang nasceu na província de Jiangsu, ao norte da China, e começou seus estudos nas artes marciais quando ainda era criança. Seu pai Ku Lei Chi foi seu primeiro professor, ensinado-o os estilos Tantui e Zhaquan. Anos depois, Gu Ru Zhang aprendeu o estilo Shaolin do Norte de seu tio Yan Ji Wen, que também lhe ensinou uma das técnicas que o tornaria muito famoso em toda China: a Palma de Ferro.





Mais tarde, Gu Ru Zhang enfrentaria Yang Sheung Mo, conhecido também como “Cabeça de Ferro”, e este se tornaria o herdeiro de Gu Ru Zhang no estilo Shaolin do Norte. Yang Sheung Mo teve muitos alunos, mas um dos primeiros e mais importantes foi Chan Kowk Wai, que através de muito treino e dedicação, aprendeu por completo o estilo e se tornou seu sucessor.



Em 1960, Chan Kwok Wai trouxe o estilo Shaolin do Norte para o Brasil e em 1973 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu, que hoje tem filiais no Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Chile e outros.



O estilo Shaolin do Norte apresenta uma diversidade de técnicas de deslocamento e ataques a longa e curta distância, com movimentos rápidos, contínuos e fortes. Além das técnicas básicas de golpes, posturas e deslocamento, o Shaolin do Norte possui 10 rotinas (katis) principais em seu núcleo, além de técnicas com as armas tradicionais chinesas (bastão, espada, lança,...). Estas 10 rotinas são ensinadas em ordem de dificuldade crescente, e não correspondem a ordem original em que foram desenvolvidas.

Nenhum comentário: